Dj +55
Queijos e sabores cítricos no Gastro Night do +55
20/06/2016
Sheridans (8)
Os caminhos do blues curitibano
20/06/2016
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Fernando Baptista Leite DeRose (1)As origens da corrupção no Brasil estarão em foco na edição de junho da série de bate-papos “DeRose Method Convida”, que acontece na próxima quinta-feira (23/6), na Fnac Curitiba, às 19h30, com participação do professor Fernando Baptista Leite. Doutor em sociologia pela UFPR, com período de estudos na Universidade de Oxford, Inglaterra, ele será entrevistado pelo também professor Ricardo Poli Bernardes, diretor do Espaço Cultural Centro Cívico. O encontro é uma parceria da Fnac com as escolas do DeRose Method de Curitiba e tem entrada franca.

Neste evento, o professor Fernando Baptista Leite fará uma abordagem sociológica da corrupção, com foco social e cultural. “Apontarei características universais”, comenta, “desde um modelo antigo de política, que vem evoluindo da Idade Média, até os mais modernos, como na Europa atual”. Segundo ele, o Brasil está atualmente em um modelo intermediário. “Existe muita confusão entre o público e o privado, além de um patrimonialismo tradicional que aparece como tema comum quando a discussão é corrupção”, explica.

“Existem características que favorecem a corrupção que foram sendo atenuadas nos modelos modernos de democracia, mas que no Brasil, por sua história – marcada pela escravidão e colonização – foram se mantendo”. Para mudanças sérias na corrupção institucionalizada, Leite aponta tópicos essenciais, como por exemplo, um sistema judiciário rápido. “A confiança na Justiça é um tema fundamental”, afirma.

Estes são alguns dos pontos a serem explorados pelo Doutor em Sociologia neste encontro. “Para melhorias, é preciso tomar uma atitude, uma ação coletiva”, opina, “esta apresentação é um movimento em direção a isso”.

DeRose Method Convida: bate-papo “As origens da corrupção no Brasil” na Fnac Curitiba

Data; Quinta-feira, 23 de junho
Horário: a partir das 19h30
Endereço: Park Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
Entrada: Entrada franca
Informações: www.agendafnac.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *