As talhas de Calderari na galeria do Solar do Rosário

Lu Franco - Azulejo Solar do Rosario
Azulejos artísticos ganham exposição no Café do Solar do Rosário
02/02/2018
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Talha de Calderari - Solar do Rosário (2)Um dos grandes nomes da arte paranaense, Fernando Calderari tem obras de diferentes fases de sua carreira representadas na galeria do Solar do Rosário. O acervo do espaço cultural traz desde as facetas mais emblemáticas de seu trabalho, revelada pela paixão do artista por retratar o mar em telas, até fases menos conhecidas, mas de igual qualidade e refinamento criativo. Entre elas, está uma série de talhas em madeira, raridades que marcaram seu percurso artístico.

Produzidas entre os anos 60 e 70, período de grande abertura da arte paranaense à modernidade, as talhas apresentam diferentes texturas reforçadas em cores sóbrias, valorizando a ordenação dos planos, objeto de grande interesse na organização da composição de Calderari.

Discípulo de Guido Viaro, Calderai iniciou a carreira nos anos 1960. Foi um dos pioneiros a trabalhar com abstracionismo no Paraná, em obras de vanguarda. Durante este período, participou de 23 salões de arte, incluindo a VII Bienal de São Paulo, e recebeu 17 premiações. Formou-se em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também foi professor. Teve exposições individuais no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e na Alemanha. Sua produção é caracterizada pela permanência de uma estrutura formal e compositiva. O mar é um de seus grandes temas, incluindo também portos, de Paranaguá ao Porto de Hamburgo, na Alemanha. Baías, embarcações e vegetação costeira tomam conta das telas e talhas.

As talhas e também telas podem podem ser adquiridas no local ou pele loja online do site (www.solardorosario.com.br/galeria/galeria )

Galeria do Solar do Rosário

Visitação de segunda a sexta-feira das 10h às 19h30, sábado das 10h30 às 13h e domingo das 10h30 às 14h
Endereço: R. Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico, Curitiba – PR
Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br/galeria/galeria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *