Livro revela histórias de Curitiba nos Anos Dourados

Arroz Caldoso - Extasia (3)
Peixes e frutos do mar povoam cardápio do Extásia
20/03/2019
Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Marina Amaral - Curitibanas e Outras Historias (2)

Encontros e desencontros, amores e traições, novos casais unidos ao ritmo da paixão e famílias tradicionais. Estes são apenas alguns dos ingredientes com os quais a escritora Marina Amaral retrata a sociedade de Curitiba durante os Anos Dourados em seu segundo livro, “Curitibanas e Outras Histórias”. A obra ganha lançamento no Solar do Rosário na próxima terça-feira (2 de julho), com uma noite de autógrafos aberta ao público, a partir das 19h.

Marina Amaral é uma figura conhecida da sociedade curitibana e carioca. Bem nascida, “com berço”, como se dizia na época, trafegou livremente e foi observadora privilegiada de tudo que se passava na então recatada capital do Paraná dos anos 1950. Aos 81 anos, publica nesta obra um resgate, em formas de contos, saborosas histórias que marcaram parte de sua vida. Em 1960, aos 21, se casou e mudou para o Rio de Janeiro, onde fixou residência desde então. “Sempre me perguntam se é tudo realidade ou ficção, se todos aqueles personagens existiram… Pois bem, o que posso dizer é que é ficção inspirada livremente na vida”, conta a autora. “Venho com frequência a Curitiba e o vínculo com a cidade sempre foi mantido”.

CONVITE Curitibanas e outras historias

Como escreve o jornalista e escritor Roberto Muggiati no prefácio do livro, a linguagem pode ser simples e direta, mas os relatos mergulham fundo na natureza humana. “Embora Marina tenha deixado Curitiba há muitas décadas, levam em si toda a carga cultural e emocional de uma das capitais mais intrigantes do Brasil. A Curitiba que era Cidade Sorriso, mas depois ficou conhecida pela sua Boca Maldita. A República de Curitiba de hoje, capital da Lava-Jato”, reforça.

A obra também destaca o ponto de vista de uma mulher numa sociedade que evoluiu muito em oito décadas, mas ainda exibe desafios para ser mais justa com o sexo feminino. Muggiati completa: Travada no âmago do seu ser por um Establishment machista, Marina mostra nestes contos como a mulher se defende, cria recursos para fazer valer sua vontade, finge que se dobra para dominar a situação – enfim, um arsenal de manhas e artimanhas femininas que acabam dando o troco ao gênero oposto, opressor”.

Com um texto leve e divertido, a obra apresenta a tragicomédia humana tendo como cenário a bela Curitiba, que mantém a pose, haja o que houver, e também faz escalas por Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Nova York. São 160 páginas que fluem ao ritmo saboroso de histórias divertidas bem contadas.

Sobre a autora

Nasceu em Curitiba e estudou no Colégio Sion dos 6 aos 18 anos. Fez o curso completo da Aliança Francesa e obteve o diploma da Faculdade de Nancy em Língua e Literatura Francesas. Aos 19 anos, foi convidada para lecionar na Aliança Francesa de Curitiba, o que fez até casar, aos 21 anos, e mudar para o Rio de Janeiro. Por alguns anos conciliou a vida de mulher de empresário e mãe de quatro filhos. Retomou então os estudos, obtendo uma licenciatura em Francês na PUC do Rio. De 1988 a 1990 foi assistente da diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, colaborando na programação das comemorações do bicentenário da Revolução Francesa. Foi vice-presidente do Instituto Cultural França-Brasil e conselheira da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Assinou crônicas quinzenais na revista O Cruzeiro, quando do seu último relançamento.

Marina Amaral - Curitibanas e Outras Historias (3)

Em 2006 participou de uma coletânea de contos do professor Cairo Trindade. Em 2007 publicou seu primeiro livro, Olhos de fumaça,pela Leo Christiano Editorial. Atualmente, prepara seu terceiro livro O amor, toujours l’amour, sobre casais franco-brasileiros, da época do Império até os dias de hoje.
Lançamento do livro “Curitibanas e outras histórias”

DATA: Terça-feira (2 de julho de 2019)
LOCAL: Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 4 – São Francisco, Curitiba – PR
HORÁRIO: noite de autógrafos a partir das 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *